Fisioterapia pélvica durante a gravidez é um tipo de tratamento que visa ajudar as mulheres a aliviar os sintomas relacionados ao sistema músculo-esquelético pélvico, como dor lombar, dor pélvica, incontinência urinária e constipação. O objetivo é manter ou melhorar a função pélvica e preparar o corpo para o parto. O tratamento pode incluir exercícios de fortalecimento e alongamento, massagem pélvica e orientações sobre postura e movimentos. É importante que a fisioterapeuta esteja especializada na área de fisioterapia pélvica.
Além dos sintomas acima mencionados, a fisioterapia pélvica durante a gravidez também pode ajudar a prevenir ou tratar outras condições comuns, como a síndrome do desconforto pélvico, a diástase dos músculos retos do abdômen (separação dos músculos abdominais) e a disfunção do assoalho pélvico. A fisioterapia pélvica também pode ser usada para ajudar a preparar o corpo para o parto, ensinando técnicas para relaxamento e respiração, além de ajudar a mulher a se preparar para o trabalho de parto e o parto vaginal.
BIOFEEDBACK
Uma das técnicas é a utilização do biofeedback, que consiste em um procedimento para ajudar as pessoas a recuperar a força e o controle dos músculos do assoalho pélvico. O biofeedback é um método no qual os pacientes usam sensores para medir as contrações musculares e recebem feedback visual ou auditivo sobre sua força e duração. Isso ajuda os pacientes a se tornarem mais conscientes de seus músculos e a treiná-los de forma mais eficaz. É frequentemente recomendada para prevenção e qualidade de vida na gestação, pessoas com incontinência urinária ou sexual, prolapso vaginal ou outros problemas relacionados ao assoalho pélvico.